sábado, 25 de fevereiro de 2012

Planejamento 1º bimestre

PLANEJAMENTO
Escola Municipal Nossa Senhora da Piedade
Professora: Ana Maria
5º ano “A” e "B"
Português
Leitura e linguagem
• Exploração oral dos textos;
• Exploração escrita;
• Expressão oral: uso da linguagem com registro da norma culta, coloquial, gíria, regional, etc.
• Leitura de textos diversos, textos complementares, livros da biblioteca, textos informativos e instrucionais, textos do livro didático:
• Portinari, de Maria Figueira
• Picasso, de Adriana Abujamra Aith,
• Os bichos da minha casa, de Clarice Lispector
• A barata Nojenta, de Dri Foz
• A quiromante e a centopéia,
• O escravo que guardou os ossos do príncipe, de Reginaldo Prandi,
Produção de texto:
• Produzir diversos tipos de textos: narrativos, dissertativos, informativos, diálogo, história em quadrinhos, relato, notícia.
Gramática:
• Verbos e substantivos.
• Poema narrativo, biografia, linguagem figurada,
• Adjetivos,
• Substantivos: gênero e número,
• Adjetivos: posição e grau.
• Adjetivo.
• Concordância dos adjetivos.
• Pretérito mais –que- perfeito.
• Verbos irregulares.
Ortografia:
• Dificuldades ortográficas,
• Regras de acentuação,
• Ç e SS, ditongo, ISAR e IZAR,
• OSO e OSA.
• Acentuação.
• Verbo ter.
• I e E. Íssimo.
• O ou U,
• Palavras com ns,
• Palavras com r inicial, r entre vogais e r dobrado,
• Palavras com I e U,
• Palavras co s inicial e s depois de consoante,
• Palavras com s entre vogais e s dobrado,
• Palavras com CE, ci e Ç,
• Palavras com Z,
• Palavras com S e com Z finais,
Objetivos:
• Desenvolver o gosto pela leitura,
• Identificar título, tema, personagens e ações do texto,
• Ler com ritmo e entonação correta,
• Ampliar o vocabulário,
• Emitir opiniões pessoais a partir de informações do texto,
• Expressar-se oralmente com desenvoltura,
• Ler textos em linguagem não verbal,
• Reconhecer que existem diferentes leituras de um determinado texto,
• Ler como forma de sentir e conhecer o assunto e refletir sobre ele,
• Buscar informações contextuais (vida do artista, obra, local onde nasceu, etc.);
• Desenvolver a criatividade do aluno,
• Desenvolver a habilidade de argumentar,
• Descrever de forma coerente e detalhada determinado objeto em linguagem objetiva e linguagem poética,
• Desenvolver a habilidade de pontuar adequadamente textos,
• Identificar e usar os sinais de pontuação adequadamente,
• Acentuar corretamente as palavras,
• Reconhecer e aplicar os graus do adjetivo,
• Identificar verbos nas frases,
• Observar, analisar e tirar conclusões sobre o uso de determinados tempos verbais na narrativa,
• Desenvolver a habilidade de observar as diversas grafias e um mesmo som,
• Desenvolver a habilidade de observar outros sons de uma mesma letra,
• Desenvolver a habilidade de observar a origem das palavras,
• Desenvolver a habilidade de usar adequadamente as palavras,
• Desenvolver a habilidade de observar mudanças de significado de acordo com a forma de escrita;
• Desenvolver a habilidade de grafar as palavras adequadamente,
HISTÓRIA
Os primeiros habitantes do território
• Os primeiros povoadores da América,
• A moradia dos povos indígenas,
• A alimentação dos indígenas,
• A natureza e os povos indígenas,
• O trabalho dos povos indígenas,
• Um acontecimento inesperado,
• Começa a exploração do território,
• O início da colonização,
• As lutas dos povos indígenas.
Objetivos:
• Situar o Brasil no processo de ocupação do continente americano,
• Identificar a diversidade social e cultural indígena anterior à conquista colonial;
• Relacionar fontes e documentos com agentes históricos,
• Permitir ao aluno o conhecimento dos diversos modos de vida dos índios e a análise das diferenças culturais, combatendo o preconceito;
• Evidenciar os principais acontecimentos ocorridos no contato entre os povos indígenas e os portugueses;
• Compreender as relações compreendidas entre os grupos indígenas e os portugueses;

GEOGRAFIA
A terra
• Conhecendo nosso planeta,
• A forma e os movimentos da Terra,
• Oceanos e continentes,
• A representação da Terra,
• Mapas,
• A representação do espaço no papel,
Objetivos
• Construir noção de espaço usando referencias pessoais e locais,
• Habilidade para se orientar-se usando as referencias universais,
• Ler e consultar mapas para obter informações,
• Reconhecer elementos do mapa: título, legenda e escala;
• Localizar-se usando coordenadas geográficas,

Datas comemorativas
Fevereiro
• Carnaval,
Março
• 15 • Dia da Escola
• 20 • Início do outono
• 22. Dia Mundial da Água
• 27 • Dia do Circo
Abril
• 18 • Dia Nacional do Livro Infantil
• 18 • Dia de Monteiro Lobato
• 19 • Dia do Índio
• 24. Páscoa


Projeto de leitura:
“Mundo Mágico”
Duração: Durante todo o ano de 2011, sendo trabalhados 30 minutos uma vez por semana.
5ºano “A” e 5º ano “B”
Objetivos:
• Desenvolver o gosto pela leitura,
• Oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa;
• Ampliar o vocabulário e os conhecimentos sobre os diversos assuntos abordados;
• Estimular sua participação verbal no grupo,
• Desenvolver sua capacidade critica,
• Contribuir para o bom êxito da aprendizagem.

Justificativa:
• Despertar o interesse e o prazer pela leitura ,
Metodologia:

Neste primeiro bimestre será trabalhado obras de monteiro Lobato,
Apresentar uma pequena biografia de Monteiro lobato. Os alunos serão motivados a fazer pesquisas na internet e levar para sala de aula curiosidades sobre o autor que esta sendo estudado
Uma vez por semana os alunos irão à biblioteca para a escolha de livros para serem lidos em casa. Após a leitura os mesmos deverão preencher uma ficha de leitura e farão um texto com suas palavras sobre o que entenderam da leitura e também uma ilustração da parte que mais gostaram.
Culminância
Apresentação de duas peças de teatro:
1ª peça teatral: A menina que não gostava de ler,
2ª peça teatral: A pílula falante;
3- Apresentação de um número musical: Música: Sítio do Pica-pau amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário